quinta-feira, 21 de abril de 2016

Roteiro adaptado – Romeu e Julieta

Por Luiz Eduardo Farias



PERSONAGENS (com revezamentos)

Meninas: Julieta Capuleto; Ama de Julieta; Freira Lourência; Princesa de Verona; Mãe Capuleto; Mãe                Montéquio; Benvólia Montéquio; Mercúria Montéquio; Teobalda Capuleto; Dalila Capuleto;         Gregoriana Capuleto; Boticária.
Meninos: Romeu; Páris; Pai Capuleto; Pai Montéquio; Shakespeare (Rafael Vieira)


SHAKESPEARE SE APRESENTA (4 minutos; c/ o Prólogo)
Pequena cena em que duas meninas acordam Shakespeare (Rafael Vieira) para apresentar a peça.

PRÓLOGO
As duas famílias estão de frente, uma para a outra. Capuletos de vermelho e Montéquios de azul.
Falas em coro mostram a rivalidade das duas famílias habitantes de Verona, na Itália.

PRIMEIRO ATO – 4 cenas (12 minutos)

I Cena: Duas Capuletos (Dalila e Gregoriana) conversam numa praça, onde falam mal dos Montéquios. Chegam dois Montéquios (Benvólia e Mercúria); depois mais um Capuleto (Teobalda). Começa uma briga. Chega a princesa de Verona e repreende a todos.

II Cena: Capuleto-pai conversa com Páris, que insiste em ter Julieta. O pai o convida para um baile em sua casa. Em seguida, entrega a lista de convidados para uma criada. A criada procura alguém que saiba ler, encontra Romeu e Benvólia Romeu e pede ajuda a eles. Benvólia e Romeu decidem ir à festa.

III Cena: Capuleto-mãe, Ama e Julieta conversam sobre casamento e sobre Páris. Julieta diz que vai vê-lo no baile e não garante nada.

IV Cena: Capuleto-pai abre a festa. Romeu repara em Julieta e pergunta para a criada quem é. Teobaldo percebe a presença de Romeu e reclama com o tio, que pede para ele não fazer nada. Romeu tira Julieta para dançar, os dois se apaixonam e se beijam. Julieta fala seu nome e Romeu descobre que ela é uma Capuleto. Os dois se separam e a Ama conta para Julieta que Romeu é Montéquio; e para Romeu que Julieta é uma Capuleto.

SEGUNDO ATO – 5 cenas (12 minutos)

I Cena: Shakespeare fala. Julieta aparece na sacada (usar escada por dentro da coxia) e Romeu se declara. Ama chama Julieta, ela sai e reaparece e os dois combinam de se casar.
II Cena: Romeu vai até a freira Lourência e os dois conversam sobre Julieta. Um prólogo de Shakespeare encurta os acontecimentos. A freira Lourência casa Romeu e Julieta.

III Cena: Benvólia e Mercúria encontram Teobalda, Dalila e Gregoriana. Romeu chega. Começa uma briga e Mercúria é morta. Romeu se vinga, mata Teobalda e depois foge. A princesa chega, junto com os pais Capuleto/Montéquio. A princesa exila Romeu.

IV Cena: Ama conta para Julieta sobre a morte de Teobalda e o exílio de Romeu; Ama sai à procura de Romeu.

V Cena: Freira Lourência conta a Romeu sobre o exílio. Ama chega. Todos combinam um encontro entre Romeu e Julieta. Intervenção de Shakespeare. Após a noite de amor entre Romeu e Julieta, Ama chega. Romeu sai. Capuleto-mãe chega e fala do casamento com Páris. Julieta reluta. O pai chega e briga. A menina decide procurar a freira.

TERCEIRO ATO – 3 cenas (12 minutos)

I Cena: Freira Lourência e Páris conversam. Julieta chega. Páris sai. Julieta fala em suicídio. Frei sugere um plano: um líquido que a fará parecer morta.

II Cena: Shakespeare encurta a cena. Benvólia chega em Mântua (cidade onde Romeu está exilado) e dá a notícia da “morte” de Julieta para Romeu. O rapaz quer se matar e compra um veneno de uma boticária. O corpo de Julieta chega e é deixada.

III Cena: Páris aparece, até que Romeu chega e o rapaz se esconde. Enquanto isso, Shakespeare fala. Páris aparece e os dois brigam; Romeu mata Páris. Ele então toma o veneno. Julieta acorda, vê Romeu morto.  Freira explica o que está acontecendo. Julieta pega a adaga de Romeu e se mata. Chegam a princesa e os pais Capuletos/Montéquios. A freira explica tudo. Shakespeare finaliza.


[luzes se apagam. Fim da peça. A luz volta ao som de “Rapunzel”, de Daniela Mercury]

Um comentário:

Rafael disse...

A peça ficou boa mas nao vinada de comedia

Postar um comentário