sábado, 23 de abril de 2016

Roteiro adaptado – A Megera Domada

Por Luiz Eduardo Farias


PERSONAGENS (com revezamentos)

Meninas:
Catarina;
Bianca;
Dona Batista;
Grúmia;
Biondella;
Professora/Vicêncio;
Criada de Batista/alfaiate;
Criadas1 de Petrucchio/Viúva;
Criadas2 de Petrucchio/modista.

 Meninos:
Petrucchio;
Lucêncio/Câmbia;
Hortênsio/Lícia;
Trânio;
Grêmio;
Vicêncio.


PRIMEIRO ATO  - 2 CENAS (8 MINUTOS)

I Cena: Lucêncio e Trânio chegam em Pádua e esperam Biondella. Dona Batista e suas filhas (Catarina e Bianca) chegam com Hortênsio (pretendente de Bianca) e seu amigo Grêmio. Batista diz que Bianca só casa de Catarina casar primeiro. Os últimos 5 saem. Lucêncio e Trânio bolam um plano (Lucêncio fingirá ser uma professora de letras, para estar mais próximo a Bianca; e Trânio finge ser o amigo). Biondella chega e não entende nada do plano. Os 3 saem.

II Cena: Diante da casa de Hortênsio, chegam Petrucchio e sua empregada Grúmia. Hortênsio entra. Ele oferece Catarina a Petrucchio, que aceita devido ao dote da moça. Hortênsio combina com Petrucchio um plano (Hortênsio fingirá ser a professora de música das meninas, para cortejar Bianca de perto). Grúmia irrita Petrucchio e Hortênsio com suas gracinhas. Grêmio chega e Hortênsio apresenta Petrucchio. Trânio, Lucêncio (vestido de mulher) e Biondella chegam. Todos vão em direção à casa de dona Batista.

SEGUNDO ATO – 1 cena (6 minutos)

I Cena: Em um quarto da casa de Batista: Bianca, Catarina e a mãe conversam. As meninas brigam, Catarina expõe sua aversão aos homens. As meninas saem. Entram Trânio (fingindo ser o amigo Lucêncio), Biondella e Lucêncio (fingindo ser uma professora de letras - Câmbia), Petrucchio e Hortênsio (vestido de professora de música - Lícia). Todos se apresentam a dona Batista. Catarina recebe mal a todos. Batista e Petrucchio, mesmo assim, combinam o casamento (Catarina/Petrucchio)

TERCEIRO ATO – 2 cenas (6 minutos)

I Cena: No quarto de Bianca, Lucêncio tira o disfarce de professora e se revela para sua pretendente.

II Cena: Casamento de Catarina e Petrucchio: ele se atrasa e chega bêbado. Todos saem para a cerimônia (que não é mostrada). Grêmio conta para Trânio e Lucêncio sobre o casamento (Petrucchio deu vexame no casamento, mas ele ocorreu). Petrucchio e Catarina partem para a lua de mel.

                                                                                                                            
QUARTO ATO – 5 cenas (15 minutos)

I Cena: Na casa de Petrucchio, ele começa a tratar mal Catarina, na frente de suas duas criadas. É parte do plano para domar a megera.

II Cena: Lucêncio e Bianca estão apaixonados. Hortênsio desiste de Bianca. Biondella não encontra ninguém fingir ser Vicêncio (pai de Lucêncio, que deve oficializar o casamento do filho). A verdadeira professora de letras chega à cidade. Trânio a convence de se fazer passar por Vicêncio.

III Cena: Na casa de Petrucchio, entram Catarina e Grúmia. A primeira reclama dos maus tratos do marido. Petrucchio e Hortênsio entram. Ele a chama para a casa de dona Batista. Uma modista e uma alfaiate entram e ajudam Catarina a se vestir. No fim, Catarina vai do jeito que estava vestida.

IV Cena: Na casa de Batista, Trânio apresenta a Professora (vestida de Vicêncio). O suposto pai aceita o casamento falso. Biondella e o verdadeiro Lucêncio combinam o casamento com Bianca.

V Cena: Numa estrada, Petrucchio, sob os olhos de uma criada, continua a maltratar/domar Catarina. O verdadeiro Vicêncio encontra-os e todos seguem juntos em direção a casa de dona Batista.

QUINTO ATO – 2 cenas (10 minutos)

I Cena: Grêmio aguarda Lucêncio e Bianca. Petrucchio chega com os demais viajantes. O verdadeiro Vicêncio discute com a Professora (que se faz passar por ele). Lucêncio chega e revela sua farsa ao pai. Bianca faz o mesmo.

II Cena: Banquete de casamento de Bianca/Lucêncio: Petrucchio, Lucêncio e Hortênsio apostam a obediência dos seus pares (Catarina, Bianca e viúva, respectivamente). Catarina vence.

FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário