sexta-feira, 23 de julho de 2010

A farsa do Ideb em Volta Redonda

Todos sabem a minha opinião em relação ao Ideb - não diz nada sobre coisa alguma. Trata-se apenas de um número, sendo facilmente manipulável e interpretado livremente. Um dia ainda escreverei algo exclusivamente sobre isso, coisas que em pouco tempo de magistério aprendi e revelarei sobre tais índices. Para não ser chamado de rebelde, por hora apenas reproduzo um artigo que recebi por email. Tirem suas próprias conclusões, pois a minha eu já tenho faz tempo (VIDE AQUI).


por Sérgio Boechat
Fonte

“A EDUCAÇÃO DE VOLTA REDONDA É DESTAQUE. OS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL FAZEM A DIFERENÇA. PARABÉNS PELO BOM DESEMPENHO NO IDEB”!

O texto acima está espalhado por toda a cidade de Volta Redonda, com a nítida intenção de enganar a população em relação ao resultado do IDEB, divulgado já há alguns dias. O resultado relativo às séries iniciais do ensino fundamental aponta o Município em um humilhante 10º lugar no Estado do Rio de Janeiro, ficando atrás de Cambuci, Aperibé, Sumidouro, Itaperuna, São José de Ubá, Mendes, Miguel Pereira, Rio das Ostras e Teresópolis.

Em relação às séries finais, da 5ª a 8ª séries, Volta Redonda não é nem citada, perdendo em qualidade para Cambuci, Engenheiro Paulo de Frontin, Santo Antônio de Pádua, Sumidouro, Natividade, Rio das Ostras, Bom Jesus do Itabapoana, São Sebastião do Alto, Valença e Carmo. A Educação de Volta Redonda realmente é destaque. Até aí eu concordo com o Governo, mas um destaque negativo. Concordo também que os profissionais da Rede Municipal fazem a diferença. Poderia ser muito pior, levando-se em conta a falta de respeito com que o Governo trata os profissionais da Educação.

A melhor escola do Estado do Rio de Janeiro, da 1ª a 4ª séries, segundo o IDEB, é a Escola Municipal João de Deus, no Bairro da Penha, no Rio de Janeiro. Alcançou a nota 7,8, ficando em 32º lugar entre todas as escolas do país. Segundo a Secretária Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro, “os alunos da escola, alguns dos quais moradores de comunidades carentes, não são diferentes dos que estudam no restante das unidades da rede municipal”. Segundo ela, a diferença está no professor: “O que faz a diferença é o comprometimento da equipe de professores e uma direção de qualidade, exercida por alguém que seja um líder para sua equipe. E nessa escola, a equipe de professores é muito comprometida”.

O Governo atual de Volta Redonda, pela terceira vez, não dá o mínimo valor aos profissionais da educação e para ratificar esse sentimento que é geral, basta ver os salários que hoje são pagos na Educação, o fato do município não ter um Plano de Cargos, Carreiras e Salários que esteja sendo executado pelo Governo e também a defasagem salarial de todo o funcionalismo, incluindo a educação, de mais de 200%. Se realmente “a diferença está no professor”, como diz a Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro, nãos e pode esperar muito do Município, seja no IDEB ou no ENEM.

A situação é pior nos anos finais do Ensino Fundamental, porque a rede municipal de educação não conseguiu sequer atingir a meta que havia projetado para 2007 e ainda piorou em relação a 2005. Se o Governo já estivesse no Século XXI, em relação à modernização da Administração Pública, já estaria trabalhando com metas, com cronogramas, com resultados e com qualidade, mas como ainda está no Século XX, nem sequer acompanha as metas propostas para tentar pelo menos manter o nível anterior.

Deve haver algum resultado do IDEB que só a Secretaria de Educação e o Prefeito Municipal de Volta Redonda viram! Um IDEB particular! De repente, num passe de mágica, todos os números mudaram e Volta Redonda aparece liderando no IDEB, como referência nacional e com uma educação de altíssima qualidade. É o que eles querem ou parecem acreditar. Mas isso só será mudado quando mudar a mentalidade dos administradores de Volta Redonda e quando a Educação for uma prioridade de Governo. Enquanto a Educação continuar sendo moeda de troca nas eleições municipais, o Município vai continuar amargando resultados negativos em qualquer tipo de pesquisa ou avaliação que se faça.

O Estado do Rio de Janeiro também vai de mal a pior. Nas séries iniciais, até a 4ª série, o Estado está em 10º lugar, perdendo para MG, DF, SP, PR, SC, ES, RS, MT E GO e da 5ª a 8ª série, está em 15º lugar e perde para SP, SC, DF, MG, PR, MT, ES, RS, MS, AC, GO, CE, TO E PI. As razões são as mesmas elencadas acima e os resultados não poderiam ser diferentes. A Educação só é olhada nos anos eleitorais, com promessas vazias e sem nenhuma consequência, voltando tudo à estaca zero, tão logo os resultados são divulgados, guardando-se o discurso para as próximas eleições. Os outdoors divulgados em Volta Redonda comprovam isso, tentando fazer com que a população acredite que o Governo Neto já mudou alguma coisa na Educação. Se mudou, foi para pior.

4 comentários:

S.O.S. Educação Pública disse...

Caro Luiz

Aqui do Rio de Janeiro, pela primeira vez na história, a secretária de educação do estado Tereza Porto, admitiu em entrevistas que causa do fracasso do ensino médio deve-se à famigerada “aprovação automática” adotada na gestão do prefeito César Maia. Já a secretária municipal Claudia Costin falou em analfabetismo funcional, apesar do município estar soltando foguetes com o resultado da educação básica, todos nós sabemos que a maioria das escolas estão longe dessa realidade.
Dizer que o sucesso é fruto de uma equipe de professores comprometidos, é mais uma vez, transferir para os professores a responsabilidade pela má qualidade da educação, ocultando os verdadeiros responsáveis. Caso não houvesse comprometimento da nossa parte, já teríamos tido um “apagão” na área da educação há muito tempo.
Nós professores temos que divulgar esses dados, pois caso contrário mais uma vez, a população será ludibriada. Também falo desse assunto em meu blog, acho que todos temos que divulgar o outro lado da moeda, o silêncio nessa hora só vai ajudar os políticos oportunistas que não estão dando a mínima para a educação popular.
Parabéns pela sua iniciativa, quando fizer o artigo sobre o Ideb, se você permitir, terei prazer em divulgar em meu blog.

Graça Aguiar

Anônimo disse...

PEDAGOGIA DO LAPTOP E DA CLIMATIZAÇÃO?????

LUIZ,

A MENTALIDADE POLÍTICA NO BRASIL PRECISA MUDAR URGENTEMENTE. POIS, AS MENTIRAS ESTAMPADAS EM PAINÉIS ESPALHADOS POR TODAS CIDADES, MOSTRAM QUE A CLASSE POLÍTICA NÃO ESTÁ COMPROMETIDA COM A FORMAÇÃO, A EMPREGABILIDADE E, PRINCIPALMENTE, COM A CIDADANIA DOS NOSSOS JOVENS.

COMO EXEMPLO,VEJO A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO FALTAR A DUAS AUDIÊNCIAS NA ALERJ. O QUE PODEMOS ESPERAR SE O GESTOR DA MAIOR REDE DO NOSSO ESTADO FOJE E TENTA FAZER UM INTERPRETAÇÃO FALACIOSA. PARA PIORAR, O GOVERNADOR, EM ÉPOCA DE REELEIÇÃO,PREFERE MANTÊ-LA NA SEEDUC A SENSIBILIZAR-SE COM A SITUAÇÃO CAÓTICA DE NOSSOS ALUNOS, QUE NÃO PODEM ESTUDAR EM ESCOLAS DA "BÉLGICA".

GOSTARIA DE SABER SE O MEC CONTINUARÁ INVESTINDO NUM ESTADO QUE INVESTE EM CLIMATIZAÇÕES E DOA LAPTOPS COM OS TRIBUTOS DO POVO E NOS COLOCA NA LANTERNA DO PROGRESSO COM A PEDAGOGIA DA CLIMATIZAÇÃO E DO LAPTOP.

Kisseiw Liswaw disse...

O meu pensamento sobre as políticas públicas para a educação: Se os governos federal, estadual e municipal realmente investem em educação, como eles afirmam hipocritamente, faço-lhes uma acusação, dando-lhes o direito de resposta. Por que os filhos de quem assumem cargos nas secretarias de educação, não estudam em escolas públicas? Por que? Será que vocês conseguirão convencer-me de que estou errado?
Os filhos da secretária de educação na minha cidade, estudam em escolas particulares.Por que se o Lula e o Cabral dizem que investiram na educação? Políticos: Eu não sou um cidadão alienado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Com certeza eu moro em Volta Redonda as minhas crianças não aprendem e os professores e a direção põe a culpa nos alunos.E nem pensa quando vai mudar a nota do aluno para menor nota que pode dar, se os pais forem reclamar da cituação a direção juntamente com os professores comessam a perseguir as crianças e isso contece na Escola Mário Villani no bairro Açude2 em Volta Redonda, e como mãe me aborreci muito lá chegaram a falar para minha de 6 anos que ela não conseguia escrever e depois a menina ficou com medo de errar e depois não queria fazer nada na escola para não ter que errar e a professora não brigar com ela. Eu questionei e foi pior para minha filha,chegaram a chamar a criança de doente mental e era o argumento que eles usavam, mas para mim não admitiram o que falaram, então eu colequei ela na aula de reforço e já sabe escrever seu nome e visualizar as palavras. Isso é erro da criança ou da ecola?

Postar um comentário