quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Depoimentos sobre a educação pública

Acredito que a grande missão do pensador seja despertar a reflexão nas pessoas. Seguindo está lógica, antes de estabelecer respostas ou doutrinas, o importante é despertar outras perguntas, outros questionamentos...


Fico muito feliz cada vez que vejo um dos meus textos seguir este caminho. Lembram do artigo sobre a educação pública no Brasil? Faz algum tempo que o coloquei no Webartigos, um site muito bacana com textos de diversas áreas. Decidi publicar aqui alguns comentários que apenas reforçam o meu desabafo.



Elda Maria da Silva

comentou em 22 Feb 2009 5:17:22 PM BRST


Amigo Professor,
Lendo seu artigo me idenfiquei com ele. Pois, estou vivendo um problema bem parecido. Trabalho em uma escola da rede pública estadual onde não há: planejamento, coordenação, organização, administração, ensino de péssim,a qualidade onde as colegas brincam de ensinar. Leciono história nesta escola de 6º ao 9º ano e tive que aprovar alunos para o 9º ano sem saber ao menos escrever a palavra" democracia". Veja, amigo, que a situação é séria, enquanto isso a professora de matemática aprovou alunos com até 89 pontos, enquanto que em história passaram se arrastando com 50 pontos, 53 no máximo. E o pior, a chamada "diretora" me colocou que caso eu reprovasse os alunos levaria o caso a SEE/AL, e eu poderia ser processada e colocada em disponibilidade. Veja que, ponto a escola chega e não é só isso o ensino em Alagoas é considerado o pior do Brasil. Estou sofrendo com tudo isto, até sendo medicada com anti-depressivo porque mesmo sendo colocada a fazer o que não devia não aceito determinações na educação, não consigo entender como uma escola funciona onde as colegas escolhem os alunos para a série seguinte, ou seja, se o aluno apresentar qualquer tipo de dificuldade de aprendizagem a professora da série seguinte não quer e ai as brigas, ambiente pesado onde tudo isso me deixa triste e magoada.
Fiz uma pergunta na reunião do conselho escolar: Que tipo de aluno estamos preparando para o ensino médio? A diretora me respondeu: Quando chegarem lá os professores se virem pois não é responsabilidade nossa. Calei-me. Que horror, estou pensando em desistir de ser educadora. Não posso partilhar desses e outros absurdos, acredito que tudo pode ser diferente, mas nós sérios profissionais nada podemos fazer porque a política, os grupos formados dentro das escolas ainda permeiam, pelo menos aqui na minha região, manda quem tem o poder, eu sou uma simples educadora.
Um abraço
Elda




jose gilardo carvalho

comentou em 23 Feb 2009 1:33:46 PM BRST


É verdade caro colega, sofro o mesmo aqui no Ceará, a partir desse ano nós professores teremos gratificações por numero de alunos com notas boas.É lamentável.





Kelvin Ferreira Soares

comentou em 25 Aug 2009 6:25:48 PM BRST


Olá, tenho 16 anos naqual 6 destes passei estudando em escola pública.Ao longo deste tempo me deparei com muitos atos considerados absurdos.Atualmente estou no 2º ano do ensino médio e estudando na melhor escola do estado da paraiba,no ano passado quando eu cursava o 1º ano aconteceu o seguinte:
Estavamos fazendo prova de hístoria,me lembro como se fosse hoje,e a fiscal era nossa propria professora de física quando o inesperado aconteceu,a propria fiscal falou:
"Podem colar não é minha matéria mesmo".
E depois dessa frase,90% dos alunos presentes naquele momento se levantaram e simplismente começaram a trocar informações sobre questões da prova.
Isso foi o cumulo para min,final do ano conseguir obter notas suficientes para atingir a média suficiente para seguir em frente.
Com minhas boas notas conseguir uma bolsa de 50% na melhor escola do estado,estou nesta escola vai completar 1 ano e ainda sinto e vou continuar sentindo muita dificuldade em acompanhar meus colegas em relação ao conteudo.
Mesmo assim tenho esperanças em um dia vê o Brasil com uma educação de qualidade.
Abraços amigos.
Atenciosamente Kelvin.


P.S: Desculpe os erros gramaticais,estou digitando no escuro e acabo esquecendo algums sinais e etc.





Jessica Tricta

comentou em 27 Sep 2009 8:57:22 PM BRST


Prof. sou aluna de uma escola particular e estou no 2º ano do ensino médio, eu concordo plenamente com o senhor e seu artigo é fantástico!Admiro muito, e gostaria de relatar que penso como o senhor, hoje vejo meus colegas mesmo tendo noção dessa realidade se escndem e não enfrentam como anos atrás faziam-se nos movimentos de jovens, tudo depende de nossa geração e isso me decepciona muito, pois cada um só se importa com seu umbigo. Mesmo em uma escola particular eu vejo professores fazendo acordos com alunos a respeitode nota, o que é RIDICULO! Dá onde já se viu isso?As pessoas não pensam mais tornara-se ignorantes, isso é revoltante,!
Mas quero parabená-lo,pode ser que nem todos tb pensam como o senhor,mas o importante é que você está fazendo sua parte!




Raquel

comentou em 01 Oct 2009 9:33:11 AM BRST


oi amigo prof...gostei muito do seu artigo, pois me identifiquei muito com a sua estória. hÁ pouco tempo passei no vestibular... confesso que sofri mals bocados pra conseguir. Estou fazendo um projeto de pesquisa e o resolvi abordar sobre a educação pública e os seus problemas. Na realidade estou numa fase muito critica e então fui barrada de continuar minha pesquisa na minha cidade, pois poderia prejudicar o meu municipio ou melhor o prefeito. Estou REVOLTADA. Já sofri bastante por ser de colégio público... Inocente não é quem sonha que pode mudar o mundo mas sim quem pensa que a educação pública forma cidadãos para o mercado competitivo eeu sou uma prova dessas! Já fui prof de reforço e me decpcionei mais ainda. Os alunos que dava aulas faziam terceira e qartas series e pasmem... eles mal sabiam fazer os proprios nomes.

Aqui na minha cidade o que predomina é a politica... existem prfs que ensinam o ens. fundamental e mal tem o ensino médio! Onde é que vamos parar... Tambem sonhava com a minha pesquisa descobrir os motivos do fracasso da educ básica p/ quem sabe poder ajudar,mas como vc já desistir. Agora me faço uma pergunta e vcs tambem podem refletir. Será que os brasileiros realemnte estão prontos pra mudar?

bjoos!





Tatiana Hisae

comentou em 29 Oct 2009 9:26:09 PM BRST


Sou aluna do Ensino Médio de uma escola particular. Nunca estudei em uma escola pública, mas estou ciente das atrocidades que são cometidas ali. É envergonhoso, um país que cediará a Copa e as Olimpíadas - eventos gradiosos- com uma educação tão precária.
Às vezes, acho que os políticos querem que o povo continue ignorante, para ser mais fácil de manipulá-los, e assim, continuar no poder. Se isso for verdade, tais pessoas com pensamentos tão doentios não merecem representar trabalhadores honestos!
Será que o fracasso na educação básica é explicada pela ineficiência do atual governo? Afinal, na ditadura militar a educação era boa. O que explica tal ineficiência do governo? O que leva os governantes criarem medidas que não resolvem nada, apenas mascaram a VERDADEIRO problema?(exemplo a criação do Sistema de Cotas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário