quarta-feira, 27 de maio de 2009

Projeto de trabalho para um livro sobre educação

Quem se interessar favor entrar em contato.

Introdução

A produção acadêmica na área de educação é farta. são inúmeros profissionais, de diversas formações, que se intitulam educadores: psicólogos, pedagogos, psicopedagogos etc. Todos eles com diversas teorias a respeito de questões envolvendo o universo escolar. No entanto, há poucos trabalhos escritos pelos protagonistas desta história – os professores.


Muitos colegas professores criticam as teorias pedagógicas e as políticas educacionais de forma geral. Em suma, dizem que são idéias que partem de profissionais que não vivem o dia a dia das salas de aula. E isto te sua parcela de verdade. Quantos educadores com pós doutorado que doutrinam o pensamento pedagógico brasileiro vivem a realidade das escolas de ensino básico brasileiro? Afinal de contas, lecionar para um público restrito, adulto, na faculdade, é inteiramente diferente do que dar aulas para adolescentes numa escola pública, por exemplo.
Da falta de obras disponíveis no mercado editorial brasileiro e da necessidade de dar mais voz ao professorado, surge a idéia de promover um amplo debate sobre a educação, com apenas uma restrição – todos os envolvidos na elaboração da obra devem ser professores.

Pressupostos teóricos

Nos últimos anos, além de serem desvalorizados em todos os níveis e sentidos, os professores estão sendo bombardeados com o pensamento pedagógico atual que vitimiza o aluno e colocam o docente em posição de vilão, como se ele, sozinho, fosse responsável pelo sucesso ou fracasso da educação.
Aos que irão escrever a obra, compete desmascarar esta ideologia e propor um novo paradigma no que diz respeito às teorias de ensino-aprendizagem.
Os profissionais do magistério possuem em suas mãos um elemento fundamental, que servirá de base para a elaboração dos artigos – a experiência presente nos anos à frente de inúmeras turmas. São milhares de alunos que permitem um embasamento empírico poderoso.

Estrutura do trabalho

A proposta é fazer uma obra escrita por várias mãos. Enquanto mais, melhor. A priori, seria pesquisado os temas a serem abordados. Depois, escolheremos os professsores que participarão do projeto. Em seguida, cada um deles ficaria com um objeto de discussão, porém nada impede que um tema possua mais de um autor.
De antemão, proponho alguns assuntos para debate: educação pública X educação privada; repetência, aprovação automática e evasão escolar, indisciplina em sala de aula; violência nas escolas; desvalorização do magistério; a família e a escola; tecnologia na educação; autoritarismo nas escolas; políticas públicas educacionais; IDEB; problemas de aprendizagem; metodologias de ensino; propostas para uma educação de qualidade.

Verba necessária

O objetivo da obra não é ganhar dinheiro. Busca-se o resgate do professor ativo, como protagonista das políticas em educação. Desta forma, a única despesa que o interessado terá, se aceitar o desafio do projeto, é na edição e impressão do livro. Os autores assinarão um termo de compromisso onde aceitarão receber apenas uma parte dos ganhos com a venda dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário